
Vera Figueiredo
/
Publicações nacionais e internacionais destacam a força da música de Vera Figueiredo: “Vera Figueiredo – que levou o som das florestas tropicais brasileiras para os clubes de concerto do mundo – fez uma apresentação com abordagem e frases que deixaram a todos boquiabertos”, escreveu T. Bruce Wittet para a revista Modern Drummer americana, sobre o Montreal Drum Fest (Canadá), no qual a baterista se apresentou.
A revista inglesa Rhythm também fez menção à força de sua música, declarando, em ocasião de uma turnê da baterista pelo Reino Unido, que Vera Figueiredo era a Queen of Samba, a Rainha do Samba. Viva November foi uma turnê que Vera fez ao lado do baterista australiano Virgil Donati, que começou em Belfast, na Irlanda do Norte, passando pela Escócia, País de Gales e várias cidades da Inglaterra, finalizando em Londres.
Dedicada a divulgar a música brasileira, tanto no Brasil quanto em terras estrangeiras, Vera Figueiredo já passou pelo México, Chile, Itália, Espanha, Portugal, Canadá, Alemanha, Argentina, Luxemburgo e Estados Unidos, ministrando workshops, aulas, apresentando shows e performances.
Em 1990, fundou o IBVF Brasil - Instituto de Bateria Vera Figueiredo, hoje conhecido como IBVF Brasil, que se tornou um importante centro de estudos da música da bateria e da percussão brasileira, localizado na cidade de São Paulo. Alguns anos depois, Vera criou a IBVF Produções, produtora dedicada à realização de eventos voltados à música, sendo um deles o Batuka! Brasil, que aparece na lista dos festivais conceituados voltados à bateria e à percussão. O festival acontece na capital de São Paulo, sendo que sua primeira edição foi apresentada em 1996. São quinze edições realizadas, que resultaram no lançamento de dois discos com participação de artistas que se apresentaram no festival e bateristas vencedores do Concurso Nacional de Bateristas, hoje o Batuka! Masters, que faz parte da programação do Batuka! Brasil.
Vera Figueiredo foi capa das revistas Modern Drummer Brasil – edição 119, Batera & Percussão – edição 143, Hi-Hat Girls – edição 4 e Eco – edição 4. Também foi capa da edição 106 da Modern Drummer Brasil, ao lado de Damien Schmitt, Dom Famularo e Robby Ameen, por ocasião da publicação da cobertura de uma das edições do Batuka! Brasil.
Em 2021, o Vera Figueiredo Trio & Convidado marcou a retomada do projeto Instrumental SESC Brasil com o show Tambor, que foi transmitido online. O trio também é formado por Marcos Romera (piano/teclado) e Carlos Ribeiro (baixo acústico e elétrico). O convidado foi o fantástico percussionista Julio Cesar. Ao lado de Arismar do Espírito Santo e Robertinho Silva, participou do projeto SESC Jazz, no evento online Mesa de Debates, falando sobre o Brazilian Jazz. O Vera Figueiredo Trio se apresentou no Santos Jazz Festival com o show Brasileira. A apresentação foi online e a programação também contou com uma oficina da baterista sobre ritmos brasileiros.
lançamentos


